Results for 'Guilherme Fontes Bechara'

227 found
Order:
  1. A causa dos contratos.Guilherme Fontes Bechara - 2014 - Dissertation, Puc-Sp, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Puberdade e Estacionalidade Reprodutiva dos Animais.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    OBJETIVO -/- O estudante de Zootecnia e de Veterinária, quando se depara com a produção animal, um dos pilares importantes é a reprodução, uma vez que é a perpetuação da espécie, seja para gerar filhas de uma vaca campeã em produção leiteira e de um touro com rusticidade e com aptidão produtiva de corte, ou mesmo para reposição de um plantel, o mesmo deve estar consciente de que esse ramo é de extrema responsabilidade, já que estará intimamente lidando com a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Spinoza’s Substance: A Reply to Curley.A. Guilherme - 2008 - Conatus 3 (2).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. On Bayle’s Interpretation of Spinoza’s Substance and Modes.A. Guilherme - 2009 - Conatus 3 (6):11-16.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. Fichte: Kantian or Spinozian? Three Interpretations of the Absolute I.Alexandre Guilherme - 2010 - South African Journal of Philosophy 29 (1):1-16.
    Fichte is the first great Post-Kantian Idealist and his debt to Spinozism has been acknowledged by virtually all of his commentators. However, the extent of Spinoza’s influence on Fichte has not been spelled out in much detail. In response to this I propose to do two things. Firstly, I propose to provide a typology of interpretations of Fichte’s Absolute I, as some commentators seem to get entangled in these different interpretations, which can be very confusing to their readership. Secondly, I (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. (1 other version)O SUJEITO DISCURSIVIZADO COMO EMPRESA NO YOUTUBE: TRABALHO E CONDIÇÕES (DIGITAIS) DE PRODUÇÃO.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2020 - Anais Do SEAD 9:1-7.
    Autogestão, autoempreendedorismo, infotrabalho, trabalho intermitente, criptomoeda, uberização, proletariado de serviços e servidão digital delineiam uma série de designações indicativas das mudanças das condições de (re)produção do Capital nas suas formas contemporâneas. Grandes corporações como Google, Facebook e Amazon participam desse processo tanto no eixo da infraestrutura econômica, quanto na produção discursiva que sustenta ideologicamente as relações de trabalho determinadas pelo Aparelho Digital. Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  88
    A fenomenologia de Edmund Husserl há trinta anos memórias e reflexões de um estudante de 1909.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Revista Diaphonía 10 (2). Translated by Guilherme Felipe Carvalho.
    Durante vários anos, Jean Héring (1890-1966) foi professor de teologia na Université de Strasbourg. Um fato pessoal que o marcou definitivamente, foi o privilégio de ter sido discípulo de Husserl, em Göttingen. Nesta oportunidade, também teve contato com outros representantes da fenomenologia, como Edith Stein, Adolf Reinach e Alexandre Koyré. No breve texto a seguir, datado de 1939, um ano antes da morte de Husserl, Héring relembra a sua chegada em Göttingen, no ano de 1909 e o modo como Husserl (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Se não há Deus, tudo é permitido? Entre Dostoiévski e Immanuel Kant.Guilherme Felipe Carvalho & Antônio Salomão Neto - 2023 - Problemata Revista Internacional de Filosofia 14 (1):137-148.
    O presente artigo pretende explorar a máxima contida em Os irmãos Karamázov (se não há Deus, tudo é permitido?) à luz do pensamento de Immanuel Kant. Para tanto, se vale do pensamento de Dostoiévski apenas na medida em que ele serve como auxílio na apresentação da ideia de Deus e de sua relação com a posição do ateu. Tendo em vista a filosofia kantiana, buscamos não apenas a apresentação dessa ideia, mas também sua relação com o ato moral e com (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. "Husserl e a ideia da filosofia" de Paul Landsberg.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):154-160.
    Tradução de um artigo do discípulo de Husserl, Paul Landsberg, publicado em 1939, onde o autor tece algumas considerações sobre a ideia que Husserl tinha da filosofia.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Pressupostos para uma educação moral em Kant e Fichte: dos cuidados com a criança ao papel do erudito.Guilherme Felipe Carvalho & Ezequiel Barros Barbosa de Jesus - 2023 - Revista Periagoge 6 (1).
    O presente artigo almeja refletir sobre os pressupostos educacionais presentes na obra Sobre a Pedagogia, de Kant e A destinação do erudito, de Fichte. Quanto a Kant, buscar-se-á demonstrar a importância que o pensador confere a uma sólida formação na infância, que será refletida no adulto do futuro. No que se refere a Fichte, o pensador, partindo de pressupostos kantianos, reafirma a importância da construção de uma sociedade moral, na qual cada indivíduo tem uma vocação a ser exercida livremente e (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  34
    A destinação do erudito em Fichte.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Aufklärung 11 (2):127-138.
    This article aims to examine Johann Gottlieb Fichte's lectures on the destination of the erudite, in particular his contributions to thinking about ethics. In this writing, the philosopher makes a series of reflections on the role of each individual in society, and states that each one has a vocation to be freely chosen, and therefore exercised. Since human beings are essentially dignified, they are allowed to use only things and not their fellow human beings: as a result, they are their (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Husserl e Hume.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Estudos Hum(E)Anos 11 (1):74-83.
    A tradução a seguir tem como pretensão demonstrar o modo como Gaston Berger (1896-1960) em seu texto Husserl et Hume, promove uma articulação entre a fenomenologia de Edmund Husserl e o empirismo de David Hume. No texto, o autor apresenta a maneira como a fenomenologia ao valorizar a experiência (tendo-a como imprescindível) se aproxima da filosofia de Hume, e ao tratá-la como insuficiente por si mesma, acaba por estabelecer uma estreita relação com o idealismo transcendental kantiano. O fato é que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Da crítica do ceticismo à construção de uma fenomenologia pura.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Controvérsia 19 (1):54-73.
    O presente artigo almeja demonstrar que em Einleitung in die Logik und Erkenntnistheorie, de 1906/07, por meio de uma crítica ao ceticismo, Husserl promove uma mudança que será significativa no desenvolvimento posterior de sua filosofia: a introdução da εποχή. Ao contrário do ceticismo grego, tal conceito em Husserl, ao suspender o juízo, busca um dado indubitável: o ego. Isso proporciona com que Husserl supere o ceticismo, tanto em sua face dogmática (negação de possibilidade de todo o conhecimento), quanto crítica (suspensão (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. The worldview of the pilgrim and the foundation of a confessional and narrative philosophy of education.Guilherme J. Braun & Ferdinand J. Potgieter - 2019 - HTS Theological Studies 75 (4):8.
    In this article, we explore the worldview of the pilgrim and how it relates to the drama of human existence. The worldview of the pilgrim is the starting point in our explorations of the postmodern conundrum and interrelated subjects such as epistemology, ethics, religious symbolism, hospitality and practical life strategies from a narrative and confessional perspective. These elaborations will serve the ultimate goal of this article, which is to contribute to the philosophy of education (including educators and educationists) and consequently (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Da suspensão do juízo ao dado apodítico: o objeto da fenomenologia de Husserl em 1907.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Alamedas 11 (2):101-113.
    O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do modo como na crítica do conhecimento, Husserl passa da suspensão do juízo à afixação de um dado apodítico, revelado através do cogito. Para tal, através da análise de alguns elementos presentes em Die Idee der Phänomenologie, de 1907, almeja-se demonstrar que o dado apodítico encontrado por Husserl está envolvido na pergunta sobre a legitimidade do conhecimento. Deste modo, a fenomenologia husserliana se apresenta como a doutrina universal da essência, uma proposta que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    O problema do relativismo na ciência rigorosa de Husserl.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Revista Opinião Filosófica 15 (2):1-19.
    O presente artigo almeja refletir sobre a problemática enfrentada por Husserl em seu projeto de construção de uma ciência rigorosa. Em Philosophie als strenge Wissenschaft, obra na qual o pensador ilustra com mais detalhes a sua pretensão, há dois obstáculos a serem superados, segundo Husserl, expressos na forma do historicismo e do naturalismo. Ambos os conceitos por relativizar a verdade e reduzi-la a uma compreensão material, estão destinados ao ceticismo. Disso resulta que uma fenomenologia pura, que reúne as condições de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A ciência rigorosa em Husserl.Guilherme Felipe Carvalho - 2022 - Pólemos – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 11 (24):101-117.
    O presente artigo almeja demonstrar o projeto de Husserl, de construção de uma ciência rigorosa. Primeiramente, demonstrar-se-á como oconceito pode ser utilizado como um recurso à tentativa psicologista de fundamentação da teoria do conhecimento. Para tal, é imprescindível a distinção entre leis ideais e leis fáticas, isto é, entre o plano real e ideal. Por fim, almeja-se demonstrar queembora o termo “rigor” apareça ao público principalmente em seu artigo Philosophie als strenge Wissenschaft(1911), é possível notar que esta pretensão acompanha, de (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. (1 other version)O proêmio da Metafísica de Aristóteles: uma interpretação de Metaph. A1.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - 2018 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 23:15-44.
    Based on the notion of proem as exposed in Aristotle’s Rhetoric, we examine in detail Metaph. A1. Our goal is to understand the argument contained in this chapter, as we also endeavour to show how the Stagirite introduces with uttermost caution the theme of wisdom [σοφία], that which is the incarnation of the preeminent science in the first book of the Metaphysics. The attention we devote to the proem of this work is explained by the importance we attribute, unlike much (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Purposes in law and in life: An experimental investigation of purpose attribution.Almeida Guilherme, Joshua Knobe, Noel Struchiner & Ivar Hannikainen - forthcoming - Canadian Journal of Law and Jurisprudence.
    There has been considerable debate in legal philosophy about how to attribute purposes to rules. Separately, within cognitive science, there has been a growing body of research concerned with questions about how people ordinarily attribute purposes. Here, we argue that these two separate fields might be connected by experimental jurisprudence. Across four studies, we find evidence for the claim that people use the same criteria to attribute purposes to physical objects and to rules. In both cases, purpose attributions appear to (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Na dança das imbricações ou uma coreografia materialista: o discurso nas fronteiras.Guilherme Adorno - 2019 - In O discurso nas fronteiras do social. Campinas, Brasil: Pontes. pp. 115-132.
    Em Na dança das imbricações ou uma coreografia materialista: o discurso nas fronteiras, presto minha homenagem à Suzy Lagazzi a partir de um gesto que me fez retornar a diferentes textos da homenageada. Nesse retorno, chamo atenção para o batimento entre o direito e a análise de diferentes materialidades significantes que permeia a obra de Lagazzi, e se detém no modo como o significante “imbricação” marca o percurso teórico analisado, de maneira especial no que concerne à “imbricação do político junto (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Relativismo e Absolutismo.Guilherme Gräf Schüler & Rogério Passos Severo - 2020 - Cognitio-Estudos 17 (2):293-296.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Pós-Verdade e Fake News: Equívocos do Político na Materialidade Digital.Guilherme Adorno & Juliana da Silveira - 2018 - Anais Do SEAD 8:1-6.
    Nosso intuito, nesse trabalho, é compreender a maneira como as produções textuais próprias da internet colocam em jogo noções como as de autoria, legitimidade, circulação, formulação e arquivo. No procedimento de (des)montagem do corpus, recorremos aos trabalhos da Análise de Discurso Materialista, principalmente relacionados ao Discurso da Escritoralidade (GALLO,2011),ao efeito-rumor (SILVEIRA, 2015) e aos processos de legitimação no digital(ADORNOde OLIVEIRA, 2015). Assim,a descrição do conjunto heterogêneo do arquivo de referência para análise, assim como as primeiras entradas analíticas do vídeo “A (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Visualizar, ler e compreender o dicionário Priberam: divisões políticas da língua no limiar do linguístico e do visual.Guilherme Adorno - 2018 - Línguas E Instrumentos Linguísticos 42:98-138.
    Resumo: Esse estudo exploratório do Dicionário Priberam de Língua Portuguesa (DPLP), na sua formulação digital, parte da questão: como tal dicionário afeta a divisão política da língua a partir de sua digitalização e circulação na Internet? Trata-se de um material propício para mostrar a atualização do processo de gramatização do português no início do século XXI e para observar as singularidades do trabalho lexicográfico no espaço digital e a produção de saberes sobre a língua nesse momento histórico. O corpus é (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Edmund Husserl e a fundação do idealismo fenomenológico-transcendental.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
    A presente dissertação almeja analisar, a partir de Husserl, a forma com que o idealismo transcendental contribui na construção de uma fenomenologia enquanto fundamento de toda a filosofia. Para tal, o primeiro capítulo tem como foco determinar quais são os elementos que conduzem Husserl à virada transcendental. O segundo capítulo concentra-se na tarefa de apresentar a especificidade que Husserl confere ao seu idealismo, principalmente em relação a Kant. O terceiro e último capítulo, tem o objetivo de apontar o papel atribuído (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Os vlogs e a identificação paradoxal dos criadores do discurso.Guilherme Adorno - 2016 - Línguas E Instrumentos Linguísticos 37:257-292.
    Resumo: Com o objetivo de compreender os processos de identificação do sujeito em alguns funcionamentos discursivos dos vlogs, no YouTube, este trabalho analisa o modo como o contraponto entre a eficácia imaginária e o jogo significante na história produz o reconhecimento de lugares e poderes do dizer no desconhecimento constitutivo de sua relação com o Interdiscurso, nas condições de produção específicas do digital. Os recortes delimitados são: as designações equívocas de vlogueiro, youtuber e criador; a produção da autoria na imbricação (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O "Eu", a Autoria e os Vlogs: Formas Históricas do poder-dizer.Guilherme Adorno - 2015 - Anais Do SEAD 7:1-9.
    Uma entrada produtiva para explorar o funcionamento discursivo das textualidades digitais é o modo como a autoria se relaciona com a inscrição político-ideológica do sujeito, historizando o discurso em suas diferentes materialidades significantes2. Para este trabalho, trago compreensões sobre os vlogs (videologs) que circulam e são produzidos para a plataforma YouTube. Nos vlogs, a tomada de posição de um “eu”, no efeito de falar diretamente para a câmera e assumindo o “falar sobre” (a vida pessoal, fatos cotidianos, comentários sobre acontecimentos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Discursos sobre o eu na composição autoral dos vlogs.Guilherme Adorno - 2015 - Dissertation, Unicamp
    Upon the relation between significant, subject and history, Materialistic Discourse Analysis –theoretical and methodological framework of the present research –confronts itself perennially with the analytical material in order to understand language in the movement of the social. The theory only takes place when it is in front of the analytical procedures of a specific object, which, in this investigation, it may be identified as: the discourses about the self in the authorial composition of vlogs, YouTube videos characterized as a language (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. Possibilidades de um discurso: uma visão heideggeriana.Guilherme Devequi Quintilhano - 2018 - Anais Do III Encontro Nacional de Filosofia Política Contemporânea.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Algoritmizar a língua? Automatização, Informatização, Materialismo Discursivo.Guilherme Adorno - 2019 - Línguas E Instrumentos Linguísticos 44:172-195.
    Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender o funcionamento das dificuldades e dos obstáculos decorrentes dos procedimentos automáticos no desenvolvimento da teoria discursiva. Para esta tarefa, o material de análise é composto pelos textos analíticos resultados do projeto da Análise Automática do Discurso (AAD). A pesquisa toma o prisma de investigação da História das Ideias Linguísticas na relação com os princípios da Análise de Discurso, buscando o funcionamento discursivo do material em sua relação com os processos político-ideológicos nas suas formas (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. L'agencement des valeurs dans l'environnement numérique : le cas de la chaîne « Doxa ».Guilherme Adorno - 2014 - IMPEC 1:3-17.
    L’objet théorique discours acquiert sa spécificité analytique dans la confrontation avec la matérialité du numérique dans ses propres conditions de production: cela ouvre à la recherche des formes textuelles des vlogs comme technologies de langage dans la composition de différentes matérialités signifiantes. Ce travail interroge le processus du mettre en circulation cette composition matériel du vlog, qui est investi du sens de la création et il est soutenu par le mode juridique d'administration, particulièrement par les droits d’auteur. Le procédé analytique (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A IDEOLOGIA É PARADOXAL: PONTUAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO IDEOLÓGICO.Guilherme Adorno - 2023 - In Evandra Grigoletto & Thiago Carneiro (eds.), Diálogos com Analistas de Discurso: reflexões sobre a relevância do pensamento de Michel Pêcheux hoje - Dialogue avec Analystes du Discours: réflexions sur la pertinence de la pensée de Michel Pêcheux aujourd’hui. Pontes. pp. 363-368.
    Evandra e Thiago: No artigo Ideologia–aprisionamento ou campo paradoxal?, Pêcheux ([1983b] 2015i, p. 115, grifos do autor) teoriza acercados objetos paradoxais como “idênticos consigo mesmo e se comportam antagonicamente consigo mesmos).” Com base nessa reflexão, que comportava significantes como “povo, direito, liberdade, trabalho, gênero, vida, ciência e paz” (Pêcheux, [1983b] 2015i, p. 115), como podemos entender a noção de objetos paradoxais? Que outros significantes podem ser tomados como objetos paradoxais? Há deslocamentos possíveis na noção de objetos paradoxais nas atuais condições (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Heidegger e Aristóteles: o fenômeno do mundo perante a argumentação lógica do mundo.Guilherme Devequi Quintilhano & Eder Soares Santos - 2018 - Revista Ideação 38:217-234.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. L'idéologie est paradoxale: des ponctuations sur le fonctionnement idéologique.Guilherme Adorno - 2023 - In Dialogue avec Analystes du Discours: réflexions sur la pertinence de la pensée de Michel Pêcheux aujourd’hui. Campinas: Pontes. pp. 369;376-382.
    Evandra et Thiago: Dans l’article L’idéologie: citadelle ou espace para- doxal , Pêcheux ([1983b] 2015i, p. 115, souligné par l’auteur) théorise les objets paradoxaux comme « identiques à eux-mêmes et se compor- tant de manière antagoniste envers eux-mêmes ». À partir de cette ré- flexion, qui tenait des signifiants tels que « le peuple, le droit, la liberté, le travail, le genre, la vie, la science et la paix » (Pêcheux, [1983b] 2015i, p. 115), comment comprendre la notion d’objets paradoxaux? (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Filosofia, Técnica e Educação.Guilherme Devequi Quintilhano - 2017 - Educação E Dilemas Contemporâneos (XVII SEDU - Semana de Educação UEL 2017).
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A função dos capítulos 3-10 do livro A da Metafísica de Aristóteles.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - forthcoming - Atas Do XVII Encontro Nacional Anpof.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. What Makes Discrimination Wrong?Paul de Font-Reaulx - 2017 - Journal of Practical Ethics 5 (2):105-113.
    Most of us intuitively take discrimination based on gender or ethnicity to be impermissible because we have a right to be treated on the basis of merit and capacity rather than e.g. ethnicity or gender. I call this suggestion the Impermissibility Account. I argue that, despite how the Impermissibility Account seems intuitive to most of us with a humanist outlook, it is indefensible. I show that well-informed discrimination can sometimes be permissible, and even morally required, meaning we cannot have a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  37. O fenômeno do mundo como fio condutor para uma compreensão heideggeriana de Aristóteles.Guilherme Devequi Quintilhano - 2017 - Dissertation, Uel, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Recontextualizing the Subject of Phenomenological Psychopathology: Establishing a New Paradigm Case.Anthony Vincent Fernandez & Guilherme Messas - forthcoming - Frontiers in Psychiatry.
    Recently, there have been calls to develop a more contextual approach to phenomenological psychopathology—an approach that attends to the socio-cultural as well as personal and biographical factors that shape experiences of mental illness. In this Perspective article, we argue that to develop this contextual approach, phenomenological psychopathology should adopt a new paradigm case. For decades, schizophrenia has served as the paradigmatic example of a condition that can be better understood through phenomenological investigation. And recent calls for a contextual approach continue (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  57
    A não transparência do discurso.Guilherme Adorno (ed.) - 2017 - Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A..
    Nesta unidade, vamos começar nossa “aventura teórica” nos meandros da Análise do Discurso questionando a própria transparência do discurso, porque, como veremos, a transparência, ou a produção da evidência, é apenas um efeito para os sujeitos. Para compreender o funcionamento social da linguagem é preciso não se deixar levar pela superfície cristalina. Nesse sentido, para depreender a riqueza e a complexidade do que está opaco, turvo ou não transparente nos sentidos, é necessário ficar atento às marcas linguísticas apresentadas no discurso. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Identidade e representação do popular no filme A Máquina.Guilherme Adorno - 2008 - Dissertation, Centro Universitário de Maringá
    Na procura por aspectos representativos do popular no filme brasileiro A Máquina, a pesquisa teve como referência a teoria dos Estudos Culturais, se ocupando, ainda, de contribuições teóricas e metodológicas da Análise de Discurso de linha francesa. O percurso de análise fílmica foi traçado na busca por delinear como se deu o processo de identificação do popular por meio dos personagens e cenários do povo nordestino, questionando as suas formas de representação. Durante a observação, os sentidos produzidos pelo discurso imagético-verbal (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A IDÉIA DE OBJETO EM HUSSERL E MEINONG CONSIDERADA A PARTIR DA FILOSOFIA DE FRANZ BRENTANO.André Ricardo Cruz Fontes - 2007 - Dissertation, Ufrj, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A Crítica ao Nominalismo na Filosofia de Charles Sanders Peirce.Guilherme Frassetto da Cunha Lima Freire - 2020 - Dissertation, Puc-São Paulo
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Every Truth Must Be True.Guilherme Gusmão Da Silva - manuscript
    In this article I examine the so called principle of identity, originally formulated by Aristotle, showing it applies to falsehoods only as truths -- or true falsehoods -- hence that self-identity regards only truths -- of either true falsehoods or simple truths.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Weakly Free Multialgebras.Marcelo E. Coniglio & Guilherme V. Toledo - 2022 - Bulletin of the Section of Logic 51 (1):109-141.
    In abstract algebraic logic, many systems, such as those paraconsistent logics taking inspiration from da Costa's hierarchy, are not algebraizable by even the broadest standard methodologies, as that of Blok and Pigozzi. However, these logics can be semantically characterized by means of non-deterministic algebraic structures such as Nmatrices, RNmatrices and swap structures. These structures are based on multialgebras, which generalize algebras by allowing the result of an operation to assume a non-empty set of values. This leads to an interest in (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A noção de causalidade final na filosofia da natureza de Aristoteles.Luis Marcio Nogueira Fontes - 2005 - Dissertation, University of Campinas
    This MA thesis investigates Aristotle's natural teleology, its presuppositions and implications. In order to achieve a better understanding of his theory, a study of the criticisms he addresses to his predecessors - Platonists and materialists - is made. On the one hand, Aristotle exposes thoses theories for not being able to explain certain natural facts, such as the constancy of reproduction; on the other, he finds the origin of this deficiency in the emphasis these philosophers give to one cause alone (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. OSMAN LINS A ECONOMIA DA NATUREZA E A TERRA POR VIR.João Guilherme Dayrell de Magalhães Santos - 2015 - Dissertation, Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Are There Cross-Cultural Legal Principles? Modal Reasoning Uncovers Procedural Constraints on Law.Ivar R. Hannikainen, Kevin P. Tobia, Guilherme da F. C. F. de Almeida, Raff Donelson, Vilius Dranseika, Markus Kneer, Niek Strohmaier, Piotr Bystranowski, Kristina Dolinina, Bartosz Janik, Sothie Keo, Eglė Lauraitytė, Alice Liefgreen, Maciej Próchnicki, Alejandro Rosas & Noel Struchiner - 2021 - Cognitive Science 45 (8):e13024.
    Despite pervasive variation in the content of laws, legal theorists and anthropologists have argued that laws share certain abstract features and even speculated that law may be a human universal. In the present report, we evaluate this thesis through an experiment administered in 11 different countries. Are there cross‐cultural principles of law? In a between‐subjects design, participants (N = 3,054) were asked whether there could be laws that violate certain procedural principles (e.g., laws applied retrospectively or unintelligible laws), and also (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  48. Patterns in Cognitive Phenomena and Pluralism of Explanatory Styles.Angela Potochnik & Guilherme Sanches de Oliveira - 2019 - Topics in Cognitive Science 12 (4):1306-1320.
    Debate about cognitive science explanations has been formulated in terms of identifying the proper level(s) of explanation. Views range from reductionist, favoring only neuroscience explanations, to mechanist, favoring the integration of multiple levels, to pluralist, favoring the preservation of even the most general, high-level explanations, such as those provided by embodied or dynamical approaches. In this paper, we challenge this framing. We suggest that these are not different levels of explanation at all but, rather, different styles of explanation that capture (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  49.  70
    Verifiability: An Essay on an Empirical Account of Meaning.Paulo Guilherme Santos - forthcoming
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Law, Coercion and Folk Intuitions.Lucas Miotto, Guilherme F. C. F. Almeida & Noel Struchiner - 2023 - Oxford Journal of Legal Studies 43 (1):97-123.
    In discussing whether legal systems are necessarily coercive, legal philosophers usually appeal to thought experiments involving angels or other morally driven beings who need no coercion to organise their social lives. Such appeals have invited criticism. Critics have not only challenged the relevance of such thought experiments to our understanding of legal systems; they have also argued that, contrary to the intuitions of most legal philosophers, the ‘man on the Clapham Omnibus’ would not hold that there is law in a (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 227